O que é Café Gourmet

 

O nascimento do café gourmet no Brasil existe a pouco mais de uma década. Este tipo de café está tendo reconhecimento dos países consumidores, e  principalmente dos brasileiros.

Assim como os melhores vinhos, champagnes e uísques, o café gourmet também pode ter características distintas, até exóticas, fornecendo alternativas para todos os paladares.

O café gourmet é sempre do tipo Arábica, e vem da dedicação do produtor e do controle de qualidade. Além do toque pessoal, obviamente há outros quesitos necessários como a alta tecnologia, adequação climática, solo e técnicas de manejo. Um verdadeiro café gourmet parte da escolha da área e da variedade a ser plantada.

As áreas de café gourmet envolvem basicamente regiões de altitude como as regiões da Mogiana paulista, o Sul e Cerrado de Minas Gerais. Estas regiões produtoras possuem características diversas, agindo diretamente sobre a bebida.

As práticas culturais realizadas de maneira caprichosa, artesanal é fundamental para o café gourmet ,a colheita seletiva, seja manual ou mecânica, no momento ideal da maturação para garantir um rendimento ótimo de café cereja também é muito importante. Depois de uma colheita cuidadosa, a secagem é recheada de toques especiais, ao sol em camadas finas, com mão de obra experiente e bem treinada, podendo ser complementada em secadores modernos. Com o clima favorável durante a colheita, que normalmente há temperaturas amenas e tempo seco, os produtores de café gourmet podem escolher o sistema de processamento adequado , podendo ser produzidos o café natural, cereja descascado ou o despolpado, optando no beneficiamento pelos grãos graúdos, e livres de defeitos.

Voltar  

Desejo adquirir o

Café Reserva Natural

Processo de produção

 

 

 

desenvolvido por      Lógica Digital